E-Mail

mordomia.sgoncalinho@gmail.com

Mordomia São Gonçalinho

Rua Antónia Rodrigues, 29 3800-103 Aveiro

09h00-18h00

Segunda a Domingo

Redes Sociais

Já tem a sua fita? Faça o Seu Donativo!

Donativário

Image placeholder

Mensagem da Mordomia 2021/2022

DAR VOZ AO BAIRRO

Devotos, rapioqueiros e amigos.

A missão que abraçámos ao aceitar o ramo do nosso Santo, é trabalhar para proporcionar a melhor festa possível, de 07 a 11 de janeiro de 2021, aos devotos de São Gonçalinho, ao Bairro da Beira Mar, a Aveiro e a todos os que nos queiram visitar.

Como vem sendo feito, também nós temos no nosso plano, promover iniciativas solenes e rapioqueiras ao longo do ano com o objetivo de animar o bairro da Beira Mar e simultaneamente conseguir recursos para a realização da nossa festa.

Justamente, para começar no dia de hoje, tínhamos tudo a postos para um mês de atividades diárias, de divulgação da nossa tradição através do stand na “grande montra” que é a Feira de Março… outras iniciativas já em marcha acelerada sofrerão certamente ajustamentos, temos que nos reinventar.

Apesar dos dias que atravessamos serem adversos, juntos, com a ajuda do nosso Menino, vamos ultrapassar esta fase e celebrar a nossa festa com todo o calor humano que nos caracteriza enquanto bairro.

O caminho que queremos traçar para cumprir a nossa missão é feito de muitas etapas.

Queremos que nos acompanhem nesta caminhada.

Porque achamos que o maior ativo da festa de São Gonçalinho é o Bairro da Beira Mar e as suas gentes e não queremos que o bairro sinta menos sua, a festa que cada vez mais é de todos;

Pelos riscos que que a existência dos bairros corre, seja pelo crescimento do turismo, seja pela falta da criação de condições para que famílias se neles fixem, a palavra Bairro tem assumido um cariz cada vez mais poético, mais imaterial e que importa valorizar.

Assim, logo nas nossas primeiras reuniões, de uma forma espontânea e por todos comungado, surgiu que o lema para batizar este nosso percurso é

DAR VOZ AO BAIRRO

No silêncio dos dias que atravessamos, este nosso lema faz ainda mais sentido! Queremos estar e que nos sintam próximos, queremos ouvir as gentes da Beira Mar e fazer da nossa, a voz do Bairro.

ASSIM SÃO GONÇALINHO NOS AJUDE

DA VOSSA MORDOMIA

Nomeados 7 Maravilhas Cultura Popular

Festas em Honra de São Gonçalinho

Se o anúncio desta nomeação já encheria de orgulho qualquer dos milhares de seguidores desta tradição, o que dizer do momento em que acaba de ocorrer?

Para além de ser um prémio para os devotos, participantes e mordomias que vão tornando mais forte esta festa, no contexto único de privação e incerteza que estamos a atravessar, este anúncio é um magnífico estímulo para uma linda tradição que vive de um espírito de comunhão, do apoio humano e da carolice de um conjunto de mordomos que, apesar do peso que o envergar do Gabão representa, não baixam os braços.

A força desta tradição está na partilha, representada no ato do lançar da cavaca. Este é o momento de tornar o espírito do que o nosso Menino representa, ainda mais forte

Image placeholder

Principais Patrocinadores